Background image
Menu
Conservar
Home » Indicações » Conservar
Conservar | Cultivar
 

Pimentas frescas
Se você quiser usar malaguetas frescas, elas estão na sua melhor quando mudaram de cor; por exemplo, de verde para vermelho ou verde para amarelo. Nesse momento elas têm o mesmo sabor fresco que a pimenta jovem, imatura, mas também o sabor rico da pimenta madura. Na pimenta madura o nível de açúcar e vitamina A aumenta. Uma vez totalmente coloridas, elas secam lentamente.

Secar
A secagem das malaguetas é a forma mais e mais antiga de as conservar. Toda a pimenta pode ser seca, embora algumas possam secar mais duramente. Pimentas com muita polpa e pele grossa, como o Jalapeno, secam com mais força. Os jalapenos são pendurados em fumo e secos, outros podem ser assados (por exemplo, no churrasco) para lhes tirar a pele facilmente. Pequenos pimentões com pouca polpa podem ser secos dentro de casa num local quente. Você pode fazer uma rista ou coroa de flores (ver fotos) pendurando-as em uma corda. Se as pimentas tiverem muita polpa, são mais difíceis de secar e moltam-se facilmente. Para preferir isso você pode cortá-las abertas e secá-las ao sol ou num forno. Deslize as pimentas (como um todo, cortadas abertas ou fatiadas) em uma bandeja no forno a um máximo de 90 graus Celsius. Após cerca de 6 a 8 horas, elas estarão secas. Num forno ficarão com uma cor um pouco mais escura do que se fossem secas ao sol. Você sabe que as malaguetas estão secas quando já não se dobram, mas partem-se.

                     

Há também desidratadores especiais à venda para secar seus vegetais e pimentas.

Você pode armazenar as pimentas secas como um todo, mas você também pode moê-las em pó ou usá-las em um moedor de pimenta. Desta forma, elas ocuparão menos espaço. Moer as malaguetas em uma máquina de mistura em pequenos pedaços e colocá-los num moedor de pimenta (transparante). Muito prático na cozinha. Você também pode transformá-la em pó de pimenta moendo-as ainda mais. Armazene o pó em recipientes herméticos. Ao moer, é sábio usar uma cobertura de boca/nariz; Você não quer ficar com pó de chili no nariz ou garganta. Se possível, faça-o lá fora.

Congelar
As malaguetas podem ser armazenadas no congelador, inteiras ou em pedaços. Coloque-as em sacos de congelação especiais para evitar que sequem. A congelação é uma forma perfeita de guardar as pimentas, que preservarão o sabor como pimenta fresca. A textura vai mudar, vai ficar um pouco mais fraca (as células quebram durante o congelamento).

Vinagre de pimenta
Pode fazer vinagre armazenando as pimentas em garrafas ou frascos limpos. Guarde-as por cerca de 3 semanas e use-as em marinadas ou com azeite para saladas.

Azeite de pimenta
Você pode fazer o mesmo com azeite que faz com vinagre, mas por causa do risco de botulismo você não pode conservar as malaguetas em azeite. Tire-as uma vez que elas deram o seu sabor ao azeite.

Bebidas de pimenta
Você também pode conservar as malaguetas em licor. Desta forma, elas são bem armazenadas e você pode servir uma bebida especial. Limpe as malaguetas e corte as sementes e a parte interna. Corte-as em pedaços grandes e coloque-as, juntamente com wodka, gin ou rum, em uma garrafa ou frasco. Guarde-o durante pelo menos 2 semanas. Saúde!