Background image
Menu
Conservar
Home » Indicações » Conservar
Conservar   |   Cultivar


Pimentas frescas
A melhor altura para consumir pimentos frescos é quando mudam de cor, por exemplo de verde para vermelho ou amarelo. Nesta altura, eles têm o mesmo sabor fresco dos novos e verdes, enriquecido pela maturidade. Quando maduros, o nível de açúcar e vitamina A aumenta. Quando de cor completamente uniforme, começam a secar lentamente

Secar
Secar a “malagueta/pimento” é a melhor e, mais antiga, maneira de os conservar. Toda a pimenta pode ser seca, embora algumas possam ser mais difíceis. Pimentas com muita polpa e de pele fina, como o Jalapeno, são mais difíceis. O Jalapeno deve ser seco ao fumeiro, outros podem ser assados (por exemplo, no barbecue) para tirar a pele facilmente.
Pequenos pimentos, com pouca polpa, pode ser seco dentro de casa num local quente. Pode fazer réstias ou coroas (veja a figura) e pendurar com um atilho. Se o pimento tiver muita polpa, é mais difícil a secagem e facilmente murcha. Para evitar isto pode cortar e abri-los e secá-los ao sol ou mesmo no forno. Fatie o pimento, se desejar, disponha num tabuleiro, ligue o forno a uma temperatura máxima de 90ºC e após 6 a 8 horas, deverão estar secos. No forno, ficarão ligeiramente mais escurecidos do que secos ao sol. Saberá que estão secos quando partem em vez de dobrarem.

 

                     

Também há desidratadores especiais para secar vegetais e pimentos.

Pode conservar o pimento seco inteiro, mas também pode moer em pó ou usar num moinho, Assim, ocupam ainda menos espaço! Moa o pimento seco numa trituradora e depois num moinho. Muito práctico na cozinha. Pode reduzir a pó, triturando mais. Conserve em frascos transparente à luz. Use uma mascara ao fazê-lo para proteger a boca e nariz. O ideal é fazê-lo ao ar livre.

Congelar
A pimenta pode ser conservada no congelador, inteira ou partida. Coloque em sacos próprios para congelar para evitar que sequem. Congelar, é a maneira perfeita de conservar a pimenta porque preservam o sabor do pimento fresco. A textura altera-se um pouco, mais frágil, porque as células se partem durante a congelação.

Vinagre de pimento
Pode fazer vinagre de pimenta, conservando a pimento em garrafas ou jarros, limpos. Conserve durante mais ou menos 3 semanas e depois use em marinadas ou em saladas.

Azeite de pimento
Pode fazer o mesmo com o azeite que faz com o vinagre, mas, por causa do risco de botulismo, não pode conservar o pimento em azeite. Retire-os da conserva assim que o sabor tiver passado para o azeite.

Bebidas "apimentadas"
Também pode conservar pimento em licor. Assim, além de bem conservados, pode, a seguir, server uma bebida especial. Limpe o pimento, retire as sementes e a parte interior. Corte em fatias grandes e coloque-as,  numa garrafa, com vodka, gin ou rum. Conserve durante, pelo menos, 2 semanas. Tchim, tchim, saúde!

Designed by Pam’s Webdesign / Powered by OpenCart / o Quintal, world's hottest chili peppers © 2017